AMPP BLOG NEWS no.66 junho 2008
BRASIL AVANÇA NA ECONOMIA, MAS ESQUECE DA NATUREZA:
Este mês foi marcado com o dia mundial do meio ambiente, comemorado dia 05 de junho, porém uma pesquisa do IBGE revela que o Brasil avançou na área social e econômica, mas têm deixado para trás os cuidados para proteger a natureza. Desenvolvimento e preservação não andam de mãos dadas.
O Brasil ainda esta entre os 5 maiores emissores de gases do efeito estufa. A exemplo de descaso a Floresta Amazônica, que o atual governo considera patrimônio brasileiro, já tem 15% da sua área total desmatada e esta sendo “loteada” para estrangeiros, e embora as queimadas no país tenham caído pela metade, a poluição do ar permanece estável. Exceto pelo gás ozônio, que continua aumentando, produto da combustão de gases tóxicos.
A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida, e consequentemente, toda a vida futura do planeta.
A falta de políticas públicas que resolvam os problemas de saneamento, ocupação urbana, e transporte entre outros, são os grandes responsáveis pelas condições ruins atuais. Sem a frente dos governos nessa luta para a preservação da “vida ambiental”, o trabalho das ONGS e de cada um acaba sendo pequeno, porém muito importante, já que os grandes responsáveis detêm o poder.
Aqui, na Serra da Cantareira, este descaso com o meio ambiente é visto por todos, porém sem grandes iniciativas da prefeitura em preservar este local. Há lixos mal armazenados, e também jogados por turistas nas vias públicas, falta de fiscalização firme com a devastação das árvores, comércios irregulares, queimadas ilegais, comprometendo a vida dos animais silvestres que aqui habitam muito antes do homem.
E se você for pensar racionalmente, a sua vida também, já que estamos destruindo um pouquinho de cada vez as fontes essenciais para nossa sobrevivência.
Pense! E contribua para a vida você também!
O QUE É SUSTENTABILIDADE:
Atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações também poderem usufruir às suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Mas esses conceitos, ainda estão longe da prática cotidiana de muitas pessoas, grupos, empresas e governos. Para um empreendimento humano ser sustentável tem que ter em vista 4 requisitos básicos: ecologicamente correto, socialmente justo, culturalmente aceito e economicamente viável.
Sustentabilidade é um tema em construção.
Algumas empresas e organizações governamentais já trabalham a favor do meio ambiente, e incentivam a população a participar desta ação através do uso de seus produtos. Para que isto ocorra à educação ambiental têm uma importância extraordinária porque conscientiza e altera os padrões de comportamento do ser humano em relação à natureza. É só na educação que reside a única esperança de ser evitada a total destruição. Este é o mais importante instrumento maciço para a preservação.
Então algumas dicas para você economizar energia e proteger o planeta:
Preparando seu alimento:
· Tampe suas panelas enquanto cozinha assim você aproveita mais o calor que se perderia no ar.
· Aprenda a cozinhar em panela de pressão, é muito mais rápido e economiza 70% de gás.
· Cozinhe em fogo mínimo, pois não ficará pronto mais rápido. Com o fogo alto, você vai acabar é comendo comida queimada.
Luz e água:
· Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, você economiza 60% menos de energia e até 136 quilos de gás carbônico por ano.
· Use a máquina de lavar roupas e louças só quando estiverem cheias.
· Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético, com o selo do Procel ou Energy Star.
AMPP E A COLETA SELETIVA DO LIXO:
A Associação dos Moradores do Parque Petrópolis esta preocupada com a conservação da natureza, e irá dar espaço a um viver racionalmente civilizado na Serra da Cantareira, implementando sua coleta seletiva de lixo. Estamos aguardando a aprovação da Prefeitura para os pontos que serão autorizados para a ação.
Associado, faça parte deste avanço respeitando este lugar que também é seu. Dê o exemplo, e convoque seus vizinhos e parentes para se conscientizarem da importância deste ato no tratamento do lixo que pode ser reutilizado para a reciclagem. Ensine para seus filhos e netos, para que eles tenham uma chance de um mundo melhor. Lembre-se que você não esta sozinho, somos uma comunidade associada.
FESTAS JUNINAS A FAVOR DA NATUREZA:
Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês são chamadas de “Festa Joanina”, especialmente em homenagem a São João.
O nome joanina teve origem nos países europeus católicos no século IV, Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. A influência brasileira pode ser percebida na alimentação, com o aipim (mandioca), milho, jenipapo e também nos costumes como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha, porém suas marcações são de origem francesa pelos passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Para os catôlicos, a fogueira, que é o maior símbolo das comerações juninas, pois foi utilizada para avisar Maria, que Isabel sua prima, iria dar a luz de seu filho “São João Batista”.
Já os fogos de artifício que tanto embelezam, foram trazidos pelos chineses. Porém este é um problema muito grave aqui na Serra da Cantareira,
um lugar propício a incêndios, já que tem muitas árvores, e para piorar, vivermos em tempos de seca, e também a perturbação para os animais silvestres. Balões são proibidos por lei Federal como Crime Ambiental, onde o sujeito pode ser preso além de ter que pagar uma multa.
Por isso, antes de pensar em ser inconveniente e contribuir para a degradação desta grande reserva ecológica, onde só restam 5% da área total, e um dos principais ecossistemas do Brasil, onde você escolheu para viver, pense na defesa de sua família, protegendo-a dos incêndios, de seus bens e do futuro da nossa Mata Atlântica.
PLACAS INFORMATIVAS:
A AMPP irá colocar placas informativas nas áreas onde se localizam os reservatórios de água, e também nos locais onde são reservas ambientais, para que assim, os associados possam colaborar conosco com qualquer irregularidade que venha a ocorrer.
O trabalho em equipe é a chave do sucesso!
ENQUETE:
· O que você acha da coleta seletiva de lixo, e da reciclagem?
Responda através da sessão de comentários em nosso blog ou por e-mail. Dê a sua opinião, ela é muito importante para o nosso desenvolvimento.
ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO:
Favor nos encaminhar os dados atualizados através dos contatos abaixo:
Telefone: PABX - (11) 4485 – 1848 / 4485 – 1627
E-mail: ampp.sao@ig.com.br
NOVO ESTATUTO:
Com a promulgação do Novo Código Civil Brasileiro em 2002, a grande maioria das associações de várias atividades foi obrigada a adaptar seus estatutos. Depois de várias prorrogações essas associações foram compelidas a cumprir o prazo derradeiro. A AMPP realizou duas assembléias gerais extraordinárias para aprovar as revisões para adaptar-se ao novo Código Civil e outras pequenas adaptações reclamadas pela evolução das nossa atividades. Essas assembléias realizadas em 8/12/2007 e 23/02/2008 aprovaram essas modificações e o Estatuto foi averbado no Cartório de Pessoas Jurídicas de Mairiporã. Para os associados interessados em conhecer os detalhes dessas alterações, a AMPP poderá, a pedido, fornecer cópia do Estatuto.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home