Associação dos Moradores do Parque Petrópolis.

segunda-feira, outubro 22, 2007

AMPP Blog News No.57 (agosto\setembro)


QUEIMADAS – O QUE É MAIS
AGRADÁVEL, RESPIRAR AR DE BOA QUALIDADE OU FICAR RESPIRANDO CHEIRO DE FUMAÇA?

Algumas pessoas escolheram a Serra da Cantareira pela chamada qualidade de vida, no entanto, ultimamente, estamos nos deparando com um problema sério que são as queimadas.
Queimar é crime ambiental, sendo proibido por meio de leis municipais, estatuais e federais (Lei Federal 9605, de 12/02/1998, artigo 54, “É crime causar poluição de qualquer natureza...”).
Todas as fumaças são venenosas, por provocarem ou desencadearem inúmeras doenças, (quem queima espalha doenças e semeia a morte), pois a fumaça contém gases venenosos (dióxido de carbono, óxidos nitrosos, etc.) que aumentam também o efeito estufa. As pessoas e os animais sofrem com esta ameaça.
Imaginem um bebê ou uma criança dormindo: de repente, a fumaça, silenciosamente, invade o quarto e se apodera do indefeso que dorme, invade o seu corpo, se dissolve no sangue, se espalha, contaminando tudo por dentro. Isso é necessário?
No lugar de queimar, pode se produzir adubo.

Exemplo; no Distrito de Souzas (Campinas), no inicio de 2004, uma menininha, de apenas quatro meses, foi intoxicada pela fumaça das queimadas de um bota fora e de um terreno, repletos de capim, lixos e rejeitos.

Portanto, queimar é agredir o meio ambiente, é ameaçar a saúde e a vida de todos os seres vivos. Quem queima espalha doenças! Afinal, “tudo que se faz para a Terra, se faz para os filhos da Terra”.

Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Artigo XXIX – Todo homem tem deveres para com a comunidade... No exercício de seus direitos e liberdades todo homem está sujeito apenas às limitações determinadas pela Lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática. O próprio direito termina, quando se fere o direito alheio.
Seguem alguns números de telefones que podem auxiliar quanto ao problema das queimadas em nossa região:
Polícia Ambiental: (0xx11) 6231-3089 / 6231-5235 / 6996-2112.
Secretária do Meio Ambiente: (0xx11) 4604-2123.
Prefeitura de Mairiporã: (0xx11) 4419-8000 / 4419-1822.


Angra dos Reis terá primeiro prédio público ecológico do país:

O primeiro prédio público ecológico do país deverá ser construído, até o fim deste ano, na região de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. O edifício será a nova sede do escritório do Ibama; toda a técnica arquitetônica usada na construção buscará o aproveitamento da iluminação externa para que se consume o mínimo possível de energia (também será aproveitada a ventilação para reduzir o uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores).
Outro dispositivo que deverá ser implantado no prédio é o sistema de captação da água da chuva. A água será armazenada e reutilizada nos sistemas de descargas e nas lavagens externas do edifício. Já o material de construção (cimento, madeira e aço, entre outros) deverá ser reaproveitado.

Exemplo; o cimento será feito com a reutilização de pneus usados e a madeira deverá ser oriunda de demolições ou certificada.

De acordo com a superintendência do Ibama, inicialmente, os custos da construção deverão ficar cerca de 30 a 50% mais alto do que uma construção comum em uma visão de curto prazo, mas, no médio e longo prazo, a construção fica muito mais barata, pois há uma redução expressiva no custo de serviços
prestados: se acenderão menos as luzes e se usará menos o ar condicionado e a água. Além disso, a utilização de material reaproveitado economiza o uso de elementos da natureza, e isso a longo prazo terá efeitos econômicos e ambientais positivos para toda a sociedade.


PAÍS PERDE ECONOMICAMENTE COM O DESPERDÍCIO DE GÁS NATURAL:

O desperdício do gás natural por parte das petrolíferas brasileiras de janeiro a maio deste ano foi de 14,78 milhões de metros cúbicos, o não uso do gás natural equivale a US$ 360 milhões de prejuízo no período. Os índices de queima e rejeições de gás cresceram esse ano em relação ao ano passado. Dados levantados confirmam que o gás retirado dos poços brasileiros e não aproveitados subiu para 30,34% até maio, comparado a 27,93% na mesma época em 2006. Nenhuma empresa conseguirá aproveitar completamente o gás natural, mas rejeitar ou queimar mais de 30% é desperdício. Os resultados dessa pesquisa assustam parlamentares. Para alguns a saída é providenciar rapidamente uma alternativa para que essa falta de aproveitamento energético não continue, enquanto não for providenciada logo uma saída para o problema.
Os pesquisadores culpam o governo federal pela falta de interesse em investir no gás natural. Ainda não existe um gasoduto nacional de grande porte para abastecer o Brasil.
Nossas reservas chegam a 880 bilhões de metros cúbicos, e ainda, é preciso investimento, afirmam os pesquisadores.
Uma possibilidade para melhorar a economia do País é a construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho, na Região Norte Brasil, essa afirmação foi feita por um deputado e pelo líder do Senado; a obra é uma boa alternativa para atender a demanda de abastecimento e fornecimento de gás para todo território nacional.
Há no Brasil, diversas reservas de gás e é importante aproveitar o produto, pois é ele que garantirá o fornecimento de energia nos próximos anos. Temos de parar com a queima de óleo diesel mineral e explorar-mos mais as nossas riquezas, investir na infra-estrutura e parar de depender do gás boliviano.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA – NA TERCEIRA IDADE:
Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:
Melhora da velocidade de andar; Melhora do equilíbrio; Aumento do nível de atividade física espontânea; Melhora da auto-eficácia;
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
Fortalece os músculos das pernas e costas; Melhora os reflexos; Melhora a sinergia motora das reações posturais; Melhora a velocidade de andar;
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria.
AGRADECIMENTOS: Gostaríamos de agradecer a Sra. Andréa Paura, pela colaboração no envio de sugestões e temas para este informativo e pelas manifestações quanto aos serviços prestados pela A.M.P.P. via e-mail. Convocamos a todos que tenham sugestões e críticas a fazê-las, pois só dessa maneira poderemos avaliar o nível de satisfação dos associados com nossos serviços.