Associação dos Moradores do Parque Petrópolis.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Informativo mensal AMPP mês de dezembro/janeiro










DESTINE PARTE DO VALOR QUE VOCÊ VAI PAGAR DE IMPOSTO DE RENDA, AO FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – COM DICA:

Por que fazer esta destinação de recursos? Primeiro pelo valor social que sua pode ajudar a construir, segundo porque você pode reduzir o valor desta destinação, do valor que você, ou sua empresa, irá pagar à Receita Federal na forma de Imposto de Renda Devido – IR.
Pessoas físicas que fizerem a destinação de recursos esse ano para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, podem deduzir até o limite de 6% do Imposto que irão pagar no ano que vem.
As empresas que destinarem recursos para o Fundo, podem deduzir até 1% do Imposto de renda Mensal (estimado), trimestral ou anual. (Empresas que fazem a apuração pelo Lucro Real).
Os recursos destinados ao Fundo são aplicados na execução de políticas sociais públicas para o amparo à criança e ao adolescente em situação de risco social ou pessoal, em projetos de combate ao trabalho infantil, à profissionalização de jovens, além de orientação e apoio sócio familiar como também na capacitação de recursos humanos e outras ações desenvolvidas pelo Conselho.
Como contribuir com o fundo: pessoa física, somente quem utiliza o Modelo Completo pode deduzir até 6% do imposto devido, depositando na conta do Fundo até o último dia do mês de dezembro de cada ano e deduzir do IR na Declaração de Ajuste anual a ser entregue no ano seguinte. A dedução dos valores destinados ao Fundo não prejudica outras deduções, como aquelas relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia; pessoa jurídica, todas as empresas tributadas pelo lucro real, podem deduzir até 1% do imposto de renda devido na declaração a ser entregue no ano seguinte (Legislação artigo 60. II, da Lei 9.532/97 e Decreto 3.000/99).

“Sua atitude pode ser o suficiente para que uma criança, ou adolescente possa construir melhor sua perspectiva de futuro”.

BRASIL TEM UM DOS MAIORES POTECIAIS DE ENERGIA RENOVÁVEL DO MUNDO, MAS NÃO FAZ USO DISSO:

Embora o Brasil tenha o maior potencial entre os países da América Latina e Caribe em termos de energias renováveis, em condições de ser líder nessa área, o país está longe de lugares com os menores potenciais do mundo, como por exemplo, a Alemanha.
A afirmação é de um coordenador do Conselho Mundial de Energias Renováveis na América Latina. De acordo com suas pesquisas, nos últimos 10 anos, a energia eólica (dos ventos) dobrou de participação na matriz energética alemã, passando de 4% para 11%. Naquele país, do potencial de 25 mil megawatts para esse tipo de energia, quase 20 mil já estão utilizados. (80%).
No Brasil, segundo o Ministério das Minas e Energia, o potencial brasileiro de geração de energia eólica (dos ventos) é de 147 mil megawatts, mas o país usa menos de 300 megawatts. (0,2%).
O dirigente do departamento de Energias Renováveis da Universidade Estadual do Ceará avalia que o atraso brasileiro em relação a fontes de energias renováveis se deve, em grande parte, à legislação e afirma que o sistema é muito burocrático, o que inibe a atuação dos investidores. Ainda o Brasil têm o pensamento da centralização, um pensamento dos anos 60 e 70. Não pegou, ainda, a idéia de descentralização da geração de energia renovável, mesmo dentro do Ministério de Minas e Energia.


FIQUE DE OLHO NO DESPERDICIO:

Muito se fala sobre economizar água, que devemos usa-lá com cuidado e que este tão precioso líquido está acabando. Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas básicas e dar umas dicas.

(Foto do rio Amazonas em sua foz)


O planeta é composto, na sua maior parte, por água, mais precisamente 66% dele é feito de H²O. Vista de cima, a Terra parece até uma imensa piscina. Daí vem o nome “Planeta Azul”. Porém, mesmo em grande quantidade, apenas 0,5% dessa água é de fácil alcance: 97,5% se encontram nos oceanos e 2%, nas geleiras e subsolo (aqüíferos).


Para dessalinizar (tirar o sal) a água do mar, se gasta muito dinheiro.
Onze países da África e nove do Oriente médio já não possuem água. Mas outros países mais próximos daqui, como México e Estados Unidos, estão começando a sofrer com esse problema. E, mesmo que o Brasil tenda a ser o país menos afetado com isso, é bom não desperdiçar na torneira e nem no chuveiro.
O Aqüífero Guarani*, na região norte, é a nossa maior reserva, com 70% de toda nossa água. Para piorar a situação, cientistas prevêem que, ao contrário da antiga idéia de que a água seria uma “fonte eterna”, em 40 anos as reservas estarão esgotadas.
Mas o que fazer para adiarmos tal situação, ou até mesmo fazer com que ela não ocorra?
Um cano pingando, desperdiça 80 litros por dia. Já uma torneira mal fechada vale 180 litro/dia, o equivalente a 90 daquelas garrafas de refrigerante grande! Vamos nos conscientizar e desde já pensar nas gerações futuras para que não sofram com o nosso descaso.

*O Aqüífero Guarani é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, com uma extensão de 1,2 milhões de m², sendo 840.000 km² no Brasil, 225.500 km² na Argentina, 71.700 km² no Paraguai e 58.500 km² no Uruguai. No Brasil estende-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Abastece mais de 500 cidades total ou parcialmente, com suas águas. As águas são de excelente qualidade para o consumo doméstico, industrial e irrigação e, em função das temperaturas serem superiores a 30°C em todo domínio confinado, são muito utilizadas para o desenvolvimento de balneários e na agroindústria.

“A Água é um bem essencial à vida, porém esgotável e, portanto, deve ser utilizada por todos com responsabilidade”.


GASTOS COM SANEAMENTO SÃO POUCOS E MAL DISTRIBUIDOS:

Os obstáculos que entram na expansão da cobertura dos serviços de saneamento no país vão muito além da escassez de recursos, os déficits de atendimento de água e esgoto são resultados de uma série de falhas que inclui falta de vontade política, ineficiência de regulação e carência de

planejamento. Os recursos disponibilizados para o setor estão longe do necessário para universalizar o atendimento em 20 anos, mais a “morosidade” dos avanços no setor também à situação financeira de prestadores de serviços, à não priorizações dos serviços por parte das três esferas de governo; à ineficiência na aplicação dos recursos e às decisões administrativas tomadas em função de “outros interesses que não meramente técnicos, econômicos e ambientais”.
Ainda se vê a responsabilidade da população na desatenção ao setor, pois se por um lado não há priorização por parte dos governos para o saneamento, por outro a população também colabora para essa situação, quando não compreende a importância do setor e não o valoriza. Um exemplo, existem constantes reclamações da população em função das tarifas praticadas para o abastecimento de água e esgotamento sanitário, sendo possível ouvir que é um absurdo o custo de R$ 3,00 (por exemplo) para um metro cúbico (1000 litros) de água. Entretanto,
esse mesmo individuo paga mais de R$ 3,00 por uma latinha de refrigerante ou cerveja, ou mesmo em um pacote de cigarros, sem nenhuma reclamação.
A compreensão desse problema é fundamental para o nosso futuro.


HORÁRIO DE TRABALHO NO FIM DE ANO:

Informamos que a Administração da AMPP irá trabalhar no dia 23/12/2006 das 8:00h às 12:00h, voltando ao horário normal no dia 26/12/2006. No dia 30 também será das 8:00h às 12:00h, retomando nossas atividades em nosso horário normal, no dia 02/01/2007.
Observação: para a tranqüilidade dos nossos Associados, os setores de Vigilância, Monitoramento e Portais, funcionarão normalmente.


Chega o NATAL e aproxima-se o marco divisório de mais uma etapa cumprida. A sua Associação está preparando as prioridades do Condomínio para 2007 e almejamos
juntos, AMPP e Associados, levá-las, todas, a conclusão, e possamos melhorar nosso habitat. Desejamos agradecer a todos os associados e colaboradores o apoio às iniciativas da AMPP.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

São os votos da Diretoria e dos Funcionários da AMPP.