AMPP,Parque Petrópolis e Projeto Terra da PAZ evidenciam a necessidade da revitalização e preservação da maior floresta urbana do planeta .
Parque Petrópolis e Projeto Terra da PAZ evidenciam a necessidade da revitalização e preservação da maior floresta urbana do planeta firmando as pedras fundamentais do Largo da PAZ.
texto Malouh Cavalcanti e Laura Mora
fotos Malouh Cavalcanti
A Associação de Moradores do Parque Petrópolis, a mais antiga e tradicional associação de moradores da Serra da Cantareira/ Mairiporã, em parceria com o Projeto Terra da PAZ inicia uma caminhada, rumo à revitalização e criação de áreas comunitárias de lazer, com o lançamento do Largo da PAZ.
No evento estiveram presentes: representando o Prefeitura,
O Sr Rui Marcelo, ex- vereador e assessor do atual prefeito, o Secretário do meio Ambiente Edson de Oliveira, os vereadores: Glauco Costa e David Alves, a diretora da Escola Estadual Ozilde A. Passarella, Prof. Marli Antonio Prates, a coordenadora Selma Rocha Silva, o ATP Regional do Programa Escola da Família, Rafael A. Souza, a , a Prof. Carmem Ribeiro e seu marido sr Fernando Pais Ribeiro representando o Consegue, as representantes da Escola Odarico de Mairiporã, profs Maria Aparecida Crepardi e Maria marcilene G. da Silva. A jornalista Isabel Raposo alem de amigos e moradores do Parque Petrópolis
O presidente , sr. Gianni Gallacci, o vice-presidente sr. João Ferrari e diretores da AMPP Laura Mora, sr Galli pelo Projeto Terra da PAZ, contamos com as presenças de alunos, do diretor do Projeto Odilon Cavalcanti , artista plástico e criador da idéia do Largo da PAZ, os artistas e responsáveis pelas oficinas de cerâmica e mosaico Elda Alves (artista e professora) e Rodrigo Bueno (designer e artista plástico), da coordenação do Projeto, Malouh G. Cavalcanti além de amigos, Moradores do Parque Petrópolis que deram força ao evento por entenderem a necessidade absolutamente imprescindível de um olhar para a Serra da Cantareira como principal fonte de recursos vitais, não só da região como também da cidade de São Paulo, já que, graças aos 60% de capacidade hídrica a megalópole, que ela fornece. Isto está diretamente ligado a conservação da mata, protetora deste recurso.
O Presidente da AMPP aproveitando o evento mostrou o por que destas medidas de revitalização fazerem-se necessárias e urgentes. Próximo ao largo da PAZ o rio
Onde crianças brincam está totalmente contaminado e poluído. Nos esgoto das proximidades, inclusive lixo, óleo e combustível, são jogados diretamente nas margens desse Riacho e ficam a céu aberto.
.
Sr Gianni falou, ainda, no evento da Operação Tapa buracos, em parceria com a Prefeitura e da carta aberta a população que fala da falta de retorno do IPTU, altíssimo, da falta de visão administrativa dos antigos representantes políticos que permitiram a descaracterização do Parque Petrópolis como bairro estritamente residencial, da falta de policiamento, em todos os sentidos, especialmente em locais onde existem escolas com funcionamento noturno, ocasionando até mesmo um aumento obvio de criminalidade, a falta de iluminação básica , que é cobrada aos nosso moradores e é praticamente inexistente, e a falta de segurança e fiscalização no transporte público. O presidente da AMPP coloca ainda se tratar de uma falta de cuidado com o Parque Petrópolis e com a Serra que acaba por afetar também a cidade de Mairiporã em sua receita. Ele colocou, a partir dessa necessidade premente e com intuito de corrigir a distorção da idéia erronea de que na Serra não existem problemas econômicos e população de baixa renda,ficando assim, a maioria da população, relegada a se auto gerir e conviver com altíssimas taxas cobradas no IPTU é que chegamos ao começo deste causa que devemos daí fim com a maior urgência, e que o poder publico precisa se fazer presente não só na busca de votos como se faz costumeiro.
Em seguida o diretor do Projeto Terra da PAZ,como artista plástico,com mais de 30 anos de experiência em projetos de responsabilidade social, ex-interlocutor do Projeto Asa junto ao Instituto Airton Senna, mostrou em poucas palavras o porquê de sua intervenção educativa e voluntária, com autorização da Escola Ozilde Passarela no espaço dos finais de semana para instrumentalizar e preparar jovens para a mudança de sentido , trabalhando na inclusão na paz social abrangente: social, cultural,ambiental e
Mostrando que o espaço publico não pertence só aos administradores ele é nosso e, como tal, como em nossa casa, devemos preservá-lo embelezá-lo, valorizando-o, pois, estaremos fazendo o mesmo por nossa qualidade de vida. Falou que como próximos passos teremos a área de lazer e o lançamento das praças e largos representando as virtudes: União, Esperança, Fé, Beleza, Preservação, Afeto, Respeito entre outras, abrindo assim a linha de preservação educativa dos nosso jovens que enquanto revitalizam lugares públicos, valorizam as virtudes tão importantes para a PAZ social..
Convidou a todos a conhecerem o projeto na Escola, ao lado que também pode ser visto, virtualmente, no endereço http://www.terradapaz.org ou ainda o historico completo desde os primeiros passos no http://terradapazorm.blogspot.com/ convidando também a outros ateliers e artistas e moradores a se engajarem nesta luta pacífica, a coordenadora do Projeto Malouh Gualberto falou da necessidade de toda a população apoiar estas iniciativas pois resultam em benefícios para todos, agradecendo a participação dos que compareceram e que acompanham os passos dados e incentivam os que virão.
O evento encerou-se com um show promovido por jovens artistas do Terra da PAZ que mostraram composições musicais apresentando se no local onde o projeto se realiza.
Todo o evento foi gravado em vídeo pela equipe do Animanet e dirigido por Walter Lopes diretor de TV.Trechos deste vídeo estarão em breve ao alcance de todos através do site do Terra da PAZ, executado pelo parceiro, incentivador e companheiro de caminhada: a Traça Livraria e Sebo.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home