Associação dos Moradores do Parque Petrópolis.

quinta-feira, março 05, 2009

AMPP Blog News número 70 ano 2008




PRIMAVERA TORNA A SERRA DA CANTAREIRA MAIS COLORIDA:

Este ano a primavera teve início no dia 22/09, quase coincidindo com o dia 21/09 marcado pelo "Dia da Árvore". A estação é marcada pelo ressurgimento da "vida" na natureza, adormecida no inverno, com as floradas. Porém este ano foi atípico aqui no Brasil, pois foi marcado por frio e chuvas em diversas regiões.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela embeleza e refresca o meio ambiente, proporcionando sombra, barreiras contra o vento, mantém a umidade do ar, diminui a poluição e algumas oferecem ou ainda frutos e um tapete de flores para passarmos. Além dos pontos positivos ao meio ambiente oferecem a madeira e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e outros. Mas há de ter a consciência de preservação, já que vivemos em um momento de grande aquecimento global. Por isso quanto mais buscarmos alternativas e recursos onde não é preciso derrubá-la, com a reciclagem de papel e fontes de energias diferenciadas, melhor para o meio ambiente.
Aqui na Serra da Cantareira temos o privilégio de conviver com árvores nativas e de diversas espécies, proporcionando também um ecossistema incrível, pois estamos dentro da Mata Atlântica.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná. E aqui na Serra uma árvore conhecida pela sua beleza é o manacá-da-serra que floresce mais cedo este ano.
Suas flores roxas ou amarelas atraem
pássaros que ajudam na polinização, além de colorir o verde e aromatizar o ar.
O Ipê, que apesar de não ser tradicional da nossa região geográfica, aparece muito por contribuição do clima favorável. Também roxa e amarela, na sua maioria, tornam a Serra mais colorida.
As árvores frutíferas dão continuidade ao ciclo de vida do verde alimentando os animais presentes.
E você também pode valorizar o verde e a vida que ainda existente no planeta, quando planta, cuida, protege e defende as árvores e também os animais. Assuma esta responsabilidade e pense no futuro.


FURTO À RESIDÊNCIA NO PARQUE PETRÓPOLIS:

Ocorreu mais um furto a uma residência no Parque Petrópolis. O fato aconteceu no dia 19/08/08 na Alameda dos Guarantans e foi constatado pela moradora que retornava do trabalho por volta das 15:00 horas, quando notou que uma das janelas da cozinha estava aberta.
Imediatamente ela acionou a Policia Militar e o nosso monitoramento que, repassou a ocorrência a Unidade de Apoio. Chegando ao local o Vigilante constatou o furto e aguardou a chegada da Polícia Militar, para apuração do fato. A P.M. fez uma busca aos arredores do endereço e o(s) possível(s) culpados pela invasão não foram identificados.
Nossa Vigilância continuou averiguando o perímetro do imóvel encontrando cerca de 95% dos objetos que foram furtados da casa, escondidos nos terrenos.
Mais uma vez, nossa Vigilância chegou a tempo e os prejuízos não foram de grande porte.ESPÉCIES EM EXTINÇÃO TRIPLICAM DESDE 1989:

Nos últimos 15 anos, triplicou o número de espécies de animais em extinção, segundo o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Cerca de 630 espécies corre o risco de desaparecer no Brasil. As aves são as mais ameaçadas, 160 tipos estão na lista apresentada, entre eles está o Curió, o mais ameaçado no Sul do país. O tráfico de animais é um dos fatores que agravam a situação. Em um único dia, mais de 100 pássaros silvestres são devolvidos à natureza pela polícia ambiental. A maioria apreendida com traficantes e criadores ilegais.
Normalmente as aves chegaram ao Centro de Reabilitação e Tratamento da Polícia Ambiental, após apreensões em criadouros irregulares, traficantes de animais, além de doações espontâneas.
Criar pássaros ilegalmente é crime no país. Pode dar prisão e multa de até cinco mil reais. Na maioria dos pássaros apreendidos, as anilhas, que servem como identificações para o Ibama, estavam adulteradas. A emissão de licenças para criadores comerciais pode levar até dois anos no Brasil. A demora ajuda a estimular o comércio ilegal e o tráfico de animais. O ideal é que as pessoas não tirem da natureza.


ALIMENTOS ESSENCIAIS CAUSAM ALERGIAS NA INFÂNCIA:

Leite e ovos são os alimentos que mais provocam alergias em crianças nos primeiros anos de vida. As alergias ao leite de vaca e a clara de ovo são mais freqüentes na infância. E podem atingir até 8% das crianças. Os pais precisam ficar atentos aos sintomas. Manchas avermelhadas na pele, inchaço nos olhos e lábios, vômito, diarréia e cólicas principalmente nos bebês. Nos casos mais graves, pode haver dificuldade para respirar. Em geral, a reação alérgica surge após a ingestão do alimento. Segundo a Associação Brasileira de Alergia existem exames que conseguem detectar a alergia e que tipo de substância deve ser evitada.
Os de sangue e os testes cutâneos para identificar se de fato ela é sensível e o grau de sensibilidade. E dão garantia de praticamente 100% de correção no diagnóstico.

As alergias alimentares geralmente são herdadas geneticamente. Na maioria dos casos, a intolerância tende a diminuir ou até desaparecer entre os 4 e 6 anos de idade. Por isso fique atento aos seus filhos.


A AMPP CONTINUA FAZENDO MELHORIAS PARA VOCÊ:

Em setembro iniciaram os reparos das trincas do reservatório de água principal da captação, pois estava com vazamentos devido às rachaduras nas paredes.
Também começamos os reparos do nosso 1° Filtro (Estação de Tratamento de Água), com isso visamos aumentar o fluxo e melhorar ainda mais a qualidade da água. E estamos fazendo uma melhoria em frente à Portaria Jequitibás com a instalação de bloquetes em sua entrada e saída, melhorando assim o acesso dos moradores próximos ao local.
Já no início de dezembro, vamos começar a instalação dois pontos de lixeiras recicláveis para nossos associados depositarem os seus "lixos". Inicialmente serão instaladas dentro de nossa Sede e em frente à AMPP.
E já para 2009 você poderá dar início, ou continuar, um trabalho importante que ajudará futuramente a todos.


DICAS PARA SEU LAR NO VERÃO:

As chuvas intensas e o sol forte do verão pedem agumas ações preventivas para a proteção da área externa da casa. Pinturas, itens de metal ou de madeira, telhados e pisos precisam receber reforços de protetores químicos para resistir à ação do tempo. O sol forte e constante pode descascar paredes e fazer com que madeiras rachem. A manutenção precisa ser permanente, especialmente para quem mora em casa. Tintas que já venham com proteção solar é uma dica, ou uma manta térmica, que retém até 90% da radiação solar. ambém impermeabilizantes, usados para proteger tijolos, paredes e pisos de pedra são usados. A venda no comércio destes produtos cresce 20% nesta época do ano.
Outra dica importante é a limpeza das calhas, retirando as folhas e outras sujeiras que se acumulem nas tubulações. As telhas devem ser trocadas se estiverem quebradas.

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PARQUE PETRÓPOLIS
PABX: (11) 4485 1848 E-mail: ampp.sao@ig.com.br e site:http://amppsao.no.comunidades.net/
Central de Monitoramento: (11) 4485 0255 – 24 horas