Informativo mensal AMPP. Mês de agôsto/setembro
Parque Petrópolis e Projeto Terra da Paz evidenciam a necessidade da revitalização e preservação da maior floresta urbana do planeta, firmando as pedras fundamentais do Largo da Paz (foto central).
A Associação dos Moradores do Parque Petrópolis, a mais antiga e tradicional associação de moradores da Serra da Cantareira, em parceria com o projeto Terra da Paz iniciam uma caminhada, rumo a revitalização e criação de áreas comunitárias de lazer, com o lançamento do largo da Paz.
No evento estiveram presentes: representando a Prefeitura o Sr. Rui Marcelo, ex - vereador e assessor do atual prefeito, o Secretário do Meio Ambiente Edson de Oliveira, os Vereadores Glauco Costa e David Alves, a diretora da escola Estadual Ozilde A. Passarella professora Marli Antonio Prates, a professora Carmem Ribeiro e seu marido Sr. Fernando Pais Ribeiro representando o Conseg, além de amigos e moradores do Parque Petrópolis, contamos ainda com a presença de alunos do Diretor do Projeto, Odilon Cavalcanti e a coordenadora Sra. Malouh G. Cavalcanti, que visam a necessidade absolutamente imprescindível de um olhar para a Serra da Cantareira como principal fonte de recursos vitais, não só da região como também da cidade de São Paulo, já que é responsável por mais de 60% de capacidade hídrica consumida pela megalópole.
Isto está diretamente ligado a conservação
da mata protetora deste recurso. O Presidente da AMPP, Gianni Galassi, mostrou o porquê destas medidas de revitalização se fazem necessárias e urgentes (foto à esquerda). Próximo ao Largo da Paz, no riacho que cruza a rua perto às escolas locais, a contaminação e a poluição é grande, nele são descarregados esgotos das proximidades, além do lixo, óleo e combustível, jogados diretamente nas margens desse riacho que vem a ser um esgoto a céu aberto. Falou-se ainda da Operação Tapa Buracos em parceria com a Prefeitura e da carta aberta aos vereadores que fala da falta de retorno do altíssimo IPTU, da falta de visão administrativa dos antigos representantes políticos que permitiram a descaracterização do Parque Petrópolis como bairro estritamente residencial, da falta de policiamento, em todos os sentidos, especialmente em locais onde existem escolas em funcionamento noturno, ocasionando até mesmo um aumento óbvio de criminalidade; da falta de iluminação básica, que é cobrada aos nossos moradores e que é praticamente inexistente e a falta de segurança e fiscalização no transporte público. O Sr. Gianni ressaltou ainda que esta política é uma falta de cuidado com o Parque Petrópolis e com a Serra que acaba por afetar a cidade de Mairiporã. A partir dessas necessidades, tem que ser corrigida a idéia errônea e distorcida que na Serra não existem problemas econômicos que não existe uma população de baixa renda e que, na ausência de uma boa atenção da prefeitura, a maioria da população é relegada a auto-gestão.
AMPP JÁ DISPONILIZA DE UM SITE E UM BLOG NA INTERNET:
AMPP WEB NEWS, com um clique você terá acesso ao nosso informativo mensal, novidades semanais e dicas para todas as idades. Estamos aceitando mais sugestões, mande sua matéria ou sua dica, poderá se útil para muita gente e a AMPP agradece.
(http://amppsao.no.comunidades.Net e http://amppsao.blogspot.com)
POLUIÇÃO VISUAL, NÃO DEIXAREMOS ISSO ACONTECER NA SERRA:
A campanha mal começou e candidatos já pixam muros e colocam faixas com seus nomes. Desde o dia 6 de julho, os candidatos já estão autorizados a fazer propaganda. Resultado: a dois meses das eleições, estamos sofrendo com a sujeira deixada pelos políticos. Os candidatos deveriam dar exemplo e, além de respeitar a legislação, contribuir para manter a cidade limpa. Não vamos deixar a propaganda irregular se espalhar e denunciarmos os responsáveis para o TER. Denúncias podem ser feitas ao site do TRE (www.tre-SP.gov.BR), pelo telefone 156. Abaixo segue a tabela do que é permitido e do não é:
O que é permitido:
· Pintura e colagem de cartazes em bens particulares, desde que autorizados pelo proprietário (devendo a autorização constar na propaganda e estar bem visível);
· Colocação de bonecos e cartazes móveis nas vias públicas, desde que não atrapalhem o trânsito;
· Distribuição de folhetos;
· Realizações de comícios, passeatas e reuniões públicas;
· Uso de auto-falantes entre 8 horas e 22 horas, com uma distância mínima de 200 metros de escolas, hospitais e igrejas.
O que é proibido:
· Uso de outdoors;
· Distribuição de brindes;
· Showmícios;
· Pintura, colagem ou fixação de cartazes, placas, faixas em bens públicos ou privados de uso comum, como clubes, cinemas, lojas, centros comerciais, igrejas e escolas de qualquer grau.
ATENÇÃO A SUA SEGURANÇA:
Estamos informando que neste final do mês de agosto, foram registrados vários roubos nos condomínios da Serra, sempre com as mesmas modalidades. As ocorrências são mais ou menos no mesmo horário: depois de escurecer até as 23:00 horas; a entrada é sempre por uma porta deixada aberta ou não trancada. A escolha das casas: freqüentemente aonde tem crianças ou idosos, casas de aspecto imponente e parece, segundo informação da Policia, que há conhecimento da rotina dos moradores e da presença de dinheiro, jóias, aparelhos eletrônicos e de “armas”. Qualquer suspeita que o morador tenha, é bom ligar para nossa Central de Monitoramento no número:
4485-0255, que funciona 24 horas. No caso da alameda Costa Rica foi um vizinho que alertou as nossas Unidades que foram ao local rapidamente impedindo piores acontecimentos. Sempre os mesmos três indivíduos adentraram nas residências, com certa facilidade, pois a porta da cozinha estava aberta, estavam encapuzados, impossibilitando o reconhecimento dos mesmos. Estamos solicitando o preenchimento da ficha anexa a este informativo dos seus empregados e, sobretudo prestadores de serviços, pois fomos informados pelas autoridades locais, que na maioria dos roubos e furtos está havendo facilitação (os ladrões sabiam o que roubar).
Depois de preenchida nos encaminhe para que possamos controlar se está tudo em ordem com a justiça.
Esses eventos infelizmente estão acontecendo em todos os condomínios, como em toda São Paulo. Temos que ficar atentos!
RECLAMAÇÃO SOBRE FALTA DE ÁGUA DEVIDO QUEBRA DE CANO:
Infelizmente tivemos uma quebra de cano, que abastece parte do Parque Petrópolis: a 4ª Secção e a 7ª Secção, com isso tivemos reclamações intensas. Esclarecemos que nesses casos não temos como avisar a todos, já que os trabalhos se estenderam por dois dias e meio até encontrarmos o problema. Gostaríamos de lembrá-los mais uma vez que nesses casos as caixas de água devem ser compatíveis com o uso da residência pelo menos por três dias sem abastecimento da rua. Agradecemos a compreensão - AMPP. No próximo número, mais uma vez, forneceremos a tabela relativa ao tamanho das caixas, segundo o número dos moradores.